mar 5, 2021

Campos do Jordão o ano todo, por Mari Rago

Muitos se enganam que Campos do Jordão é destino apenas para ir no inverno. A cidade paulista fica a 181 km de SP, em média 2 horas de carro, na Serra da Mantiqueira, e tem atrações o ano todo.

É lógico que no inverno, o friozinho deixa a cidade mais charmosa e lotada também, principalmente o centrinho turístico da Vila Capivari, que vira point de baladas, lojas e eventos “pop-up” aos finais de semana da temporada de inverno. A badalação começa já na Páscoa, mas o maior movimento iniciasse no Corpus Christis.

Apelidada de “Suíça brasileira” oferece atrativos em qualquer época do ano. Do turismo de aventura aos que buscam apenas tranquilidade, Campos do Jordão tem opções para todas idades, gostos e bolsos. E o melhor, com preços mais convidativos, tantos nos restaurantes como em pousadas e hotéis fora da temporada de inverno.

Mesmo no verão, costumamos passar as férias aqui. As temperaturas em Campos do Jordão são tranquilas, em torno de 25ºC. Ideal para quem quer fugir do sol e praias cheias com trânsito homérico.

No outono, os termômetros caem um pouco. Durante o dia, o sol é um convite para explorar a natureza de Campos de Jordão e arredores, como Horto Florestal, o primeiro parque estadual do país, a Pedra do Baú, o Pico do Itapeva, quinto maior cume do Brasil.

Ideal para fazer alguns passeios incríveis de bike. Trabalhamos com parceiros super bacanas que conhecem as melhores trilhas da região. Sempre com visuais deslumbrantes e com direito a pic-nics. Alguns passeios podem acabar pela vinícola Entre Vilas. Os vinhos Entre Vilas são produzidos no Altiplano do Baú desde 2008, a 1600 metros acima do nível do mar, na serra da Mantiqueira. Mas senão quiser tomar um vinhozinho, o restaurante é impecável. Muito gostoso mesmo. Vale marcar um menu degustação. A Vinícola, também é especialista em frutas vermelhas, as famosas berries. São lindas e suculentas. O espaço é demais e se quiser fazer uma experiência completa, sugerimos hospedar-se por lá.

No alto da Mantiqueira, bem pertinho de Campos do Jordão, em São Bento do Sapucaí, as fazendas Santo Antônio e São José do Coimbra cultivam oliveiras e processam os azeites extravirgem OLIQ. São mais de 10 mil oliveiras, de diversas variedades, cujos frutos processados na fazenda resultam em azeites extravirgem especiais. Produzem, também, azeites aromatizados, geleias, doce de leite e café. Desde este ano 2020, abriram um restaurante muito gostoso. Mais uma super dica para vivenciar a serra da Mantiqueira.

Apaixonados por cavalos, você pode hospedar-se na Hípica Golf. Boa gastronomia, passeio a cavalo, aula de equitação e uma vista deslumbrante do vale de Campos do Jordão você encontra neste espaço. Mas preferir, pode passar uma tarde esplendida.

Para quem quer visitar Campos com crianças, nosso foco, tem diversas atrações. Desde atrações caríssimas como o Tarundu a opções mais baratas como o borboletário.

Andar a cavalo é outra atividade típica da região. Recomendamos prestar atenção nos cuidados com os animais. Existe o Parque da Lagoinha, um espaço bem gostoso que é possível caminhar, andar a cavalo e aprender sobre o processo da lã de ovelha com as “maostiqueiras”. Um programa muito bacana de artesões. 

Se você não tem medo de altura, andar de cadeirinha/teleférico é uma delícia. Este passeio tem idade mínima. Várias fotos podem ser feitas lá e ao chegar no topo. Um lugar bem instagramável.

Recentemente, a praça do Capivari e o Horto Florestal foram privatizados e sofreram reformas. Ficou muito bacana. No Horto Florestal, tem uma taxa de entrada por pessoa. Vá cedo. Tem 4 trilhas diferentes e bem legais. Tem para todos os gostos. Se sentir fome ou vontade de uma cervejinha gelada, os quiosques e carrinhos tem varias opções. Existe um trenzinho que faz um percurso por todos o parque. Se quiser algo mais aventureiro, que tal uma tirolesa ou andar sobre as arvores. As bikes também estão disponíveis para aluguel. Para almoçar, você pode escolher almoçar o Dona Chica ou sair do parque direto para o Gato Gordo.

 Um outro programa imperdível, é a fazendinha do Toriba. ao lado do Hotel Toriba. Tem uma área de 300 mil m2, lindos bosques com vegetação nativa, riacho, lago e horta orgânica. Uma experiência única de tocar, alimentar e aprender sobre nossos animais domésticos: Galinhas, Patos, Gansos, Marrecos, Ovelhas, Javalis, Coelhos, etc. Quiosque para lanches e mesas para piquenique.  Chegue cedo. Senão estiver hospedado no Hotel Toriba, marque um jantar no delicioso Toribinha. Vale muito.

Hotéis muito gostosos

Hotel Le RenardConforto, atenção aos detalhes e atendimento com dedicação. Localização privilegiada em Campos do Jordão – SP. Próximo ao centro Turístico do Capivari. 

Carballo Hotel & SpaHotel muito bonito. Tem piscina, jardins encantadores e espaços com fogueira no chão. Em frente ao parque Lagoinha. Muitas atividades ao ar livre. 

Pousada Luis XV: Pousada no centrinho de Campos do Jordão, dentro de um minishopping. Bem no buchicho. 

Botanique Hotel & SpaHotel afastado de Campos do Jordão mas é o mais romântico. Incrivelmente lindo, inserido na natureza.

Grande Hotel Campos do Jordão: Hotel antigo com uma estrutura bacana. Perto do Capivari. Neste hotel, funciona a escola de gastronomia do SENAC

Hotel Quebra-NozO Quebra-Noz Conforto e Natureza é um refúgio urbano, perto do Capivari em Campos do Jordão. Hotel para famílias, casais e grupos. Possui confortáveis bangalôs para famílias e grupos de amigos para 4 a 6 pessoas. Apartamentos espaçosos e aconchegantes para 3 a 4 pessoas. Possível fazer quartos conjugados. Completa estrutura para experiências de bem-estar e conforto. O hotel oferece um deliciosos chá da tarde. Adega e Wine Bar é incrível. 

Hotel Serra da Estrela:  Bem-estar em todas as estações do ano localizado na área mais nobre de Campos do Jordão, no coração do centro turístico Vila Capivari, o Hotel Serra da Estrela é sinônimo de qualidade de vida e tranquilidade. o Hotel conta com apartamentos de alto padrão, ampla infraestrutura de apoio aos hóspedes que vêm a negócios ou a lazer com uma equipe especializada de atendimento. 

Villa D Biagy Premium: Perto de alguns dos badalados pontos turísticos de Campos do Jordão, como Igreja de São Benedito (0,6 km) e Igreja Nossa Senhora da Saúde (1,7 km), o Villa D Biagy Premium é um ótimo destino para turistas. O hotel conta com sauna e café da manhã. Se você pretende ir de carro ao Villa D Biagy Premium, há estacionamento grátis no local. Quando bater aquela fome, não deixe de conferir About Coffee, Safári Restaurante & Bar e Vemaguet 67, que são alguns dos restaurantes que servem comida de pub, muito populares entre moradores e visitantes. 

Ort Hotel antigo Orotour Garen Hotel: Ideal para crianças. Antigo mas com uma aérea incrível. Inserido em uma reserva florestal.

Hotel Toriba: O Hotel Toriba, hotel de luxo em Campos do Jordão, SP, proporciona a seus hóspedes uma experiência única. Um hotel bem intimista.  Além de seu charme e elegância, oferece grande variedade de atrativos para quem quer aproveitar a vida longe da tensão e das preocupações do dia-a-dia.. Construído em 1943, possui instalações atualizadas que mantêm suas características originais, atmosfera e tradicional hospitalidade, sempre com um toque pessoal e um ambiente aconchegante. O Toriba oferece uma vasta estrutura de resort em quase 2 milhões de m² de área privativa, incluindo hospedagem, gastronomia e lazer, para que seus hóspedes tenham uma experiência memorável. Afastado do centro, necessário carro para conhecer a região. Fica bem pertinho do Tarandu. 

Hotel Estoril: Hotel Estoril em Campos do Jordão, inaugurado em 25 de Janeiro de 1962, possui muito conforto em um ambiente romântico e aconchegante. Contamos com uma localização privilegiada, no Centro Turístico de Campos do Jordão, próximo aos principais restaurantes e bares da cidade. Do café da manhã até a hora de dormir, você vai se encantar com os serviços exclusivos, os diferenciais e o atendimento especial da nossa equipe. 

Pousada Cheverny: A Pousada Cheverny dispõe dos requisitos necessários para tornar sua hospedagem mais tranquila e aconchegante. Localizada próximo ao centro turístico e gastronômico da Vila Capivari na cidade de Campos do Jordão. Excelente opção custo-benefício perto do centro mas não no meio do transito. 

Hotel Frontenac: O Hotel Frontenac é um hotel com estilo clássico e perto do Capivari.

Atrações

Borboletario: 

Flores que voam. Escolham sempre um dia de muito sol, pois as borboletas só voam com sol. Um lugar simples mais muito agradevel.

Tarundu: 

São mais de 35 atrações de lazer em contato com a natureza distribuídas em uma área de 500.000 m² à 1.700m de altitude.

Fazendinha do Toriba: 

A Fazendinha Toriba fica em Campos do Jordão, ao lado do Hotel Toriba.

Tem uma área de 300 mil m2 de lindos bosques com vegetação nativa, lago, horta orgânica, quiosque para lanches, mesas para piquenique, trilha das 4 nascentes e com animais domésticos que podem ser tocados e alimentados: Galinhas, Patos, Gansos, Marrecos, Ovelhas, Vaquinha, Javalis, Coelhos, Cabras, Porquinhos-da-Índia, etc. As crianças adoram entrar na casinha dos coelhos, segurá-los no colo e dar de comer.

Tudo muito natural, uma fazendinha de verdade onde as crianças aprendem muito e, cuja produção da horta é, muitas vezes consumida nos restaurantes do Hotel Toriba.

Possui um diferencial que encanta pais e filhos: interação com várias espécies de animais, num ambiente agradável, acolhedor e natural, levando os visitantes à uma experiência inesquecível.

Passeio de Bonde:

O passeio de bondinho turístico é atração obrigatória para quem visita Campos do Jordão.

O trajeto, operado pela EFCJ (Estrada de Ferro Campos do Jordão), liga as estações Emílio Ribas, na Vila Capivari, a parada Portal. O passeio é feito nos icônicos bondes vermelhos e amarelos da ferrovia e dura aproximadamente 1 hora, ida e volta.

Museu FELÍCIA LEIRNER:

Outra atração que é visita obrigatória em Campos do Jordão é o Museu Felícia Leirner. Localizado no bairro do Alto da Boa Vista, o espaço de quase 35 mil m² é dedicado a artista polonesa que dá nome ao lugar e foi uma das moradoras ilustres da cidade. O museu reúne um conjunto de 85 obras de bronze, cimento branco e granito da artista Felícia Leirner, distribuídas ao ar livre, no jardim do espaço que divide com o Auditório Claudio Santoro, sede do tradicional Festival Internacional de Inverno.

Auditório Claudio Santoro:

Auditório sede do tradicional Festival Internacional de Inverno que acontece sempre no começo de julho.

Parque Estadual de Campos do Jordão:

O Parque Estadual de Campos do Jordão, conhecido regionalmente como Horto Florestal, foi criado em 1941. A área do parque é uma remanescente importante da Mata Atlântica, num mosaico composto pela mata de Araucária e Podocarpus, dos Campos de Altitude e de Mata Nebular.

Podemos passear, ver artesanatos locais, fazer trilhas a pé ou de bicicleta, brincar nos parquinhos infantis e comer quitutes deliciosos.

Parque Amantikir: 

Inaugurado no dia 25 de agosto de 2007, apenas oito meses após o inicio efetivo das obras, nascia o amantikir, o Parque amantikir vem se destacando como o principal atrativo, tanto para viajantes e operadores turísticos, quanto para estudantes de paisagismo, botânica e pessoas que buscam vivências para o desenvolvimento humano e bem estar junto à natureza.

Pedra do Baú:

Pedra do Baú é um conjunto de rochas gnaissicas da Serra da Mantiqueira localizado no município de São Bento do Sapucaí, estado de São Paulo, Brasil. O ponto culminante é a Pedra do Baú, conhecido por abrigar algumas rotas de escalada esportiva. Em meio à deslumbrante paisagem da Serra da Mantiqueira, um conjunto de rochas se destaca com imponência na Estância Climática São Bento do Sapucaí. Trata-se do complexo rochoso Pedra do Baú, formada pelo Baú e suas “irmãs” Bauzinho e Ana Chata.

O conjunto de rochas é um dos principais atrativos para praticantes de escalada no Brasil, tendo pelo menos 30 vias de escalada, com diversos graus de complexidade técnica, dificuldade, diferentes extensões e altitudes. Para aqueles que curtem um passeio mais tranquilo, tem a opção do Bauzinho, que necessita apenas de uma caminhada para chegar ao topo. Do alto da Pedra, é possível ter uma bela vista da Serra da Mantiqueira, na região da divisa dos estados de São Paulo e Minas Gerais. Além disso, a Pedra em si é tão evidente na paisagem que chega a ser visível de diversas localidades do Vale do Paraíba, já tendo sido usada como instrumento de navegação geográfica.

Morro do Elefante e Teleférico:

O teleférico percorre 560 metros e um desnível de 160 metros. A cadeirinha te leva ao topo do morro do elefante.

Aventuras no Rancho / Zoom Bike Park:

Natureza e aventura entre as matas de araucárias. Passeio a cavalo, voos de tirolesa, arvorismo, paintball e mountain bike.

Trilhas:

Diversas trilhas com aventura.

Parque da Floresta Encantada:

Parque simples mas regata os contos de fadas. Vale para criança bem pequena. Leve dinheiro.

Museu de Xilogravura:

Único museu do gênero. Tem diversas obras expostas de artistas do Brasil.

Parque das Cerejeiras:

Bem pertinho do Porta, entrada de Campos do Jordao, aparece o acesso à Vila Albertina. Nesse bairro se localiza o Sakura Home, mais conhecido como Parque das Cerejeiras. Trata-se de uma área com 2.500 m², que entre os meses de agosto e setembro fica coberta com a flor símbolo do Japão, são mais de 400 arvores.

Ducha de Prata:

O lugar está meio mal tratado, mas para passear vale a visita. A ducha de prata é um conjunto de quedas de água com várias passarelas que permite as pessoas passarem e assim acompanharem a água.

Restaurantes

Baden Baden:

Cervejaria regional tradicional oferece visitas com guia para degustação de chopes e dicas de harmonização. Endereço: Rua Djalma Forjaz, 93 – Loja 10 – Capivari, Campos do Jordão – SP, 12460-000. Telefone: (12) 3663-3610

Visite o novo Baden Tour em Campos do Jordão e viva uma experiência única. Agendamento para a visita: Devido à grande procura pelo Baden Baden Tour, pedimos a gentileza de chegar na cervejaria com 15 minutos de antecedência. O atraso ocasionará em substituição pelos presentes na fila de espera. O agendamento das visitas pode ser realizado pelo telefone (12) 3664-2004, disponível entre 10h e 18h ou presencialmente, na recepção do Baden Tour. Local: Av. Matheus Costa Pinto, 1653 – Vila Santa Cruz – Campos do Jordão, SP.

Restaurante Harry Pisek:

Restaurante típico alemão serve salsichas artesanais e fondue, em ambiente com trânsito intenso de cervejas. Endereço: Av. Pedro Paulo, 857, Jardim do Embaixador Caminho do Horto Florestal, 12460000, Brasil, SP. Telefone: (12) 3663-4030

Gato Gordo:

Rua João Alberto Roxo Loureiro, 70 | Descansopolis, Campos do Jordão, Estado de São Paulo 12460-000, Brasil. +55 12 99759-8358

Chocolate Montanhês:

Chocolates artesanais feitos aqui na cidade. Não esqueça de provar as ramas. Endereço: Av. Macedo Soares, 5 – Jardim Elizabete, Campos do Jordão – SP, 12460-000. Telefone: (12) 3663-1979

Davos:

Casa oferece comida inspirada na Suíça com destaque para os fondues, em ambiente romântico de chalé. Telefone: (12) 3663-1824

Dona Chica:

Restaurante ao ar livre. Lugar super agradável, com atendimento muito bom. Há uma área super legal, com rede, lounges com lareira, para quem precisa esperar ser chamado. Endereço: Av. Pedro Paulo, s/n – Horto Florestal, Campos do Jordão – SP, 12460-000

Ludwig:

Culinária das serras altas, com truta e fondue entre as opções que são servidas em casa aconchegante de pedra. Endereço: Rua Aristides de Souza Mello, 50 – Capivari, Campos do Jordão – SP, 12460-000. Telefone: (12) 3663-5111

La Coupole:

Culinária acolhedora de frutos do mar e opções mediterrâneas finas, em ambiente europeu com fondues e carnes. Endereço: Av. Dr. Januário Miraglia, 3414 – Capivari, Campos do Jordão – SP, 12460-000. Telefone: (12) 3663-5180

Bar de Gelo:

Bar todo feito de gelo.Venha passar frio. Endereço: Av. Macedo Soares, 123 – Capivari, Campos do Jordão – SP, 12460-000. Telefone: (12) 99670-3699

Hotel Toriba (Toribinha):

Super restaurante. Vale muito a visita. Endereço: Av. Ernesto Diederichsen, 2962 – Monte Carmelo, Campos do Jordão – SP, 12460-000.Telefone: (12) 3668-5000

Vinícola Entre Vilas:

Estrada Major Pereira Km 5,5 Bairro Campo do Serrano – São Bento do Sapucaí, SP. (12) 99745-9897.

OLIQ:

Fazenda Santo Antônio do Bugre. Estrada para o Cantagalo, km 8, São Bento do Sapucaí – SP

Hípica Golf:

v. do Golf, Campos do Jordão – SP, 12460-000

Deixe um comentário

avatar