dez 18, 2017

Só para Mulheres | Portugal | Porto

#ASSESSORATONOPORTO

Acho que você pode começar a ler este post, lendo outro post, rs… Conheça a gente um pouco melhor para entender nossas opiniões e o grupo Só Para Mulheres (clique aqui).

Voltando ao que interessa!

CONSIDERAÇÕES SOBRE PORTUGAL

Não é hábito dar gorjeta nos restaurantes e bares.

A comida é deliciosa, mas cuidado com os restaurantes muito turísticos. São muitos principalmente na Ribeira. Hoje os aplicativos ajudam muito. Pesquise antes de sentar-se. A Assessorato viagens indica restaurantes ótimos.

Comparado aos outros países da Europa Portugal é barato e dá para comer nos melhores restaurantes, passear bastante e fazer comprinhas sem ficar com peso na consciência.

Bacalhau e comida mediterrânea dominam os cardápios huuuummmmm.

Dizem que as pizzas não são das melhores (nós não tiramos a prova).

O povo é bastante receptivo, mas muitas vezes a forma de se comunicarem parece grosseira…

Na hora de se expressar é importante ser bastante claro e óbvio. Tivemos váaaaarias situações engraçadas que vai render um post inteirinho rsrsrsr.

No aeroporto mesmo você pode comprar um chip para já sair online por EUR 10,00

ALUGUEL DE CARRO

A quantidade de veículos de grande porte nas locadoras européias é pequena. É importante checar se o carro que você escolheu terá espaço para todas as malas. Já saia do Brasil com o carro correto para não passar perrengue na hora da retirada. Para 4 pessoas que levam 4 malas médias e 4 pequenas nós recomendamos uma mini van.

Nós não alugamos GPS. Depois de colocar o cartão (chip) no TELEMOVIL já saímos com o Wase. Em Portugal é comum as locadoras cobrarem taxa de devolução do GPS em outra cidade. E a taxa pode ser bastante alta. Confira!

A maior parte dos carros tem câmbio manual. Os automáticos existem mas são muito caros!

Nós optamos por alugar um carro quando chegamos porque tínhamos programado alguns passeios fora do Porto e tínhamos os trajetos entre as cidades que visitamos. Mas para o Porto o melhor mesmo é ficar de uber ou táxi. Assim você não se preocupa com o estacionamento, com as áreas de trânsito controlado e pode começar os passeios em um ponto da cidade e voltar para o hotel de outro ponto. Além disso fica tranquilo para “degustar” a quantidade de vinho que quiser rsrsrs

Tudo é muito perto e o transporte em uber e táxi são muito baratos. A cada corrida gastamos entre 4 e 8 euros de uber.

NOSSO HOTEL

Escolhemos o Hotel Pestana Palácio do Freixo. O hotel não fica exatamente no centro do Porto, mas como eu já coloquei alí em cima é muito fácil e perto se locomover no Porto. Gostamos bastante da localização. Não são todos os hotéis que têm estacionamento. Se optar ficar próximo a Ribeira fique atento também ao transito controlado no local para não ter que procurar uma vaga na rua e ter que carregar as malas até o hotel…

O hotel é um antigo palácio com uma linda vista do Rio Douro. Os quartos são bons e tem restaurantes e bar muito agradáveis. Fomos muito bem atendidos e a vista da piscina é d+! Se tiver algum problema de locomoção peça um quarto próximo a recepção, pois o hotel é bastante grande e tem muitas escadas.

O café da manhã é maravilhoso com destaque para a salinha de pães. Tudo o que comemos no hotel foi delicioso, mas o sanduíche de PREGO (filet mignon deles) ganhou a nossa preferência para acompanhar a variedade de drinks do bar.

O PORTO

Nosso primeiro contato com Portugal durante as 8 noites por lá foi no Porto.

A cidade é encantadora! Pequena, com muitas opções de passeios e muitas lojinhas e restaurantes para visitar.

O primeiro dia foi bastante cansativo porque chegamos pela manhã do Brasil. Neste caso sempre recomendamos a reserva de hotel com early check-in. Dá para chegar no hotel, tomar um banho e descansar um pouco antes de sair.

Nosso objetivo não era fazer maratona de pontos turísticos. Começamos o dia com o endereço da Fábrica da Nata na mão. O melhor pastel (o nosso bolinho) de bacalhau da nossa viagem. Lá “degustamos” moderadamente rsrsrs pastéis de nata, sanduíches na baguete e uma montanha de bolinhos de bacalhau. Tudo muito gostoso e frexxxxquinho! A loja fica na Via Santa Catarina que é uma rua fechada ao trânsito cheia de lojinhas. Nesta rua também fica o famoso Café Majestic, parada obrigatória para pelo menos um cafezinho. O prédio é lindo e dá para entender porque JK adorava freqüentá-lo. Vimos passar pratos com camarões enormes!

Quando já estávamos cheias de sacolas e cansadas de andar pelo centrinho histórico decidimos pegar o ônibus amarelo. O trajeto é bastante curto e passa por todos os pontos turísticos com a explicação do audioguide. Foi sucesso descansar da andança e com a vista panorâmica de toda a cidade! #dicaassessorato: verifique o horário de circulação do ônibus. Se ficar pela cidade por mais dias vale a pena pagar a diferença de EUR 2,00 pelo dia adicional!

O programa imperdível de Porto é visitar as várias Caves que ficam do outro lado do Rio Douro. Lá é possível fazer degustações e entender o processo de produção do vinho do porto. Mais uma pegadinha portuguesa: O vinho do Porto não é produzido no Porto rsrsrs. Todas as Caves ficam na Vila Nova de Gaia. As ultimas visitas acontecem às 17h, mas muitas vezes não é possível conseguir entrar na hora, então vale reservar. Se chegar um pouco mais tarde tentem a Cave Calem que tem as últimas degustações às 18h30.

#dicaassessorato

Por do Sol do Rio Douro. Dá para sentar em um dos restaurantes da Ribeira ou simplesmente sentar na orla do lado da Vila Nova de Gaia.

Comprinhas de souvenir no Porto são mais baratas que em Lisboa.

Pra mães de menino um ótimo presente é a camiseta do Cristiano Ronaldo.

Para mãe de meninas as bolsinhas e os aventais são ótimas lembrancinhas.

A feirinha de artesanato da Ribeira tem coisas baratas e bonitinhas para levar de presente.

AQUI NASCEU PORTUGAL: GUIMARÃES (50 km de Porto).

Putz! Que cidade bacana! É Patrimônio da Humanidade pela Unesco e foi considerada Capital Européia da Cultura em 2012.

Dentro da muralha uma praça cheia de lojinhas e restaurantes. O Castelo de Guimarães fica no ponto mais alto da cidade. Se não quiser encarar a subida a pé você pode ir até lá de táxi e fazer o trajeto de descida a pé. Aproveite um docinho antes para ter energia para a visita!

É fácil estacionar na rua, mas lembre-se de levar moedas para os parquímetros.

O gostoso é explorar caminhando e almoçar por lá. Nós recomendamos o Buxa e o HOOL no Largo da Oliveira . Estes restaurantes são bastante concorridos então é bom reservar! No Buxa comemos o Polvo e o Bacalhau que estavam divinos!

#dicaassessorato:

Subir de táxi até o Castelo de Guimarães

Almoço no Largo das Oliveiras;

Se perder pelas ruazinhas do centro históricos para tirar muitas fotos. A rua Santa Maria é uma das mais antigas.

Nós gostamos tanto da cidade que não deu tempo de ir a Braga, mas é bem pertinho e você pode combinar as 2 no mesmo dia.

A COMILANÇA

Portugal é um país com muitos chefs reconhecidos internacionalmente. É fácil encontrar restaurantes deliciosos em qualquer região.

Muitos restaurantes encerram o expediente de almoço às 15h. Cuidado com o horário de brasileiro!

As estrelas do cardápio por aqui são o bacalhau (ahhh váaaa), o polvo, o pastel de bacalhau (bolinho em purrrtuguêsxxx de Purrrrtugallll se diz pastel), francesinha, sanduíche super tradicional feito de pão de forma, carne bovina, lingüiça, salsicha, fiambre, queijo, molho picante e ovo. Nós preferimos ficar com o prego no pão, delicioso sanduíche de filet mignon com molho mostarda de queijo e a alheira que é um embutido de carnes, pão e condimentos em formato de ferradura. Tudo isto regado a muuuito vinho e finalizado com muitos docinhos de nata e ovos.

A maioria dos cardápios valoriza o vinho Português. Em alguns restaurantes não há opção de outras nacionalidades. Não entendemos muito de vinho, mas achei bem complicado escolher os Portugueses, porque eles têm uns 280 tipos de uvas ( e não é exagero). Cada vinho é um assemblage, então achamos bem difícil saber qual uva tem gosto de quê e descobrir o que gostamos o que não gostamos. Por sorte não tomamos nada que desagradasse ou talvez tudo seja uma delícia neste país.

#dicaassessorato

Vista impagável do Hotel Yeatman. Dá para tomar um brunch ou tentar um drink na hora do por do sol. A comida dos restaurante Yeatman e o The orangerie são uma delícia também!

O Mercado na orla do Rio Douro do lado de Vila Nova de Gaia. O movimento acontece o dia todo. Mesas compartilhadas com variedade de comidas, bebidas e doces.

Pastel de bacalhau da Fábrica de Natas: Simplesmente inexplicável!

Cafezinho no Majestic Café. Lá Jo Rowling passava horas escrevendo o primeiro livro de Harry Potter.